De acordo com o consultor de carreiras e professor do UNINORTE – Centro Universitário do Norte, João Paulo Queiroz, a lista demonstra a demanda crescente do mercado de trabalho por domínio tecnológico. “Hoje, num processo seletivo, além da competência técnica e comportamental, avalia-se a competência tecnológica, ou seja, a capacidade de lidar com recursos tecnológicos que mediam qualquer tarefa atualmente”, explica.
Cenário amazonense
O mercado de trabalho no Amazonas é marcado pelas particularidades da região, como a floresta e o Polo Industrial de Manaus. Por isso, as áreas ambiental, de tecnologia e de serviços personalizados tendem a se destacar, afirma João Paulo. “Esse novo formato que insere a tecnologia também exige o desenvolvimento de novas competências na área de gestão. Por isso, é importante estar antenado e desenvolver novas competências nesse campo”, acrescenta o consultor de carreiras.
Construindo uma carreira
O professor da UNINORTE dá a dica para quem está decidindo qual carreira seguir: conhecer o cenário do mercado no qual pretende atuar. “Descobrir quais são as competências e habilidades exigidas, conversar com profissionais da área, saber quem são os especialistas daquele nicho, tudo isso é importante na hora de construir a sua carreira”, orienta.