A Rússia anunciou a expulsão do embaixador da Estônia em reação a uma postural de “total russofobia” do governo de Talin, anunciou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (23).
Conforme a nota divulgada pela pasta, o representante diplomático precisará deixar Moscou até o dia 7 de fevereiro e as relações serão reduzidas “a nível de encarregados em assuntos temporários”.
“A liderança estoniana demoliu, nos últimos anos, toda a complexa relação com nosso país. Agora, a Estônia deu um novo passo hostil reduzindo radicalmente o número de diplomatas da embaixada russa em Talin. Um passo que confirma a linha de desagregação das relações entre os nossos países”, acrescentou o ministério.
Em resposta, a chancelaria da Estônia anunciou que “continuará a aplicar o princípio de igualdade” e expulsará o embaixador russo para que “o corpo diplomático no país seja numericamente equivalente aquele estoniano na Rússia”.
O anúncio da expulsão também ocorre no mesmo momento em que os estonianos aprovaram o maior pacote de ajuda militar para a Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado.
Fonte: ANSA