Ícone do site Amazoniaqui News

Fundadores do Grupo Energisa são homenageados com Sítios arqueológicos achados em Rondônia

Treze novos sítios arqueológicos foram encontrados em Rondônia pela Energisa no último ano durante as obras de construção do linhão de energia que interliga as subestações de Colorado D’Oeste e Cerejeiras. Os sítios foram tombados pelo (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e três deles receberam os nomes dos fundadores do Grupo Energisa: José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira.

Nos sítios foram encontrados fragmentos cerâmicos e líticos (tipos de rochas) de até 15 cm. Os artefatos foram encaminhados para os pesquisadores do Iphan, para que

sejam identificados os grupos culturais que ocuparam a região. Por meio dos fragmentos será possível identificar o período da presença humana na região e ainda conhecimentos e tecnologias usados no passado.

O diretor-presidente da Energisa no estado, André Theobald, afirma que é uma honra a homenagem aos fundadores do Grupo. “Somos uma empresa brasileira, nascida no interior de Minas Gerais e que, há 117 anos, leva energia até os rincões do país. Trabalhamos de forma sustentável, valorizamos a história e sabemos que a preservação desses artefatos representa importante legado para as próximas gerações. Ficamos muito felizes com a homenagem aos precursores da companhia”, afirma.

A Energisa foi fundada em 1905 por José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira na cidade de Cataguases, Minas Gerais, com o nome Companhia Força e Luz. Atualmente, é o maior grupo privado com controle 100% nacional do setor elétrico brasileiro e possui um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Fonte: ENERGISA

Sair da versão mobile